Blog

Como fazer uma entrevista eficiente: o guia completo

Falar de recrutamento e seleção é falar também de uma das partes mais importantes desse processo:  a entrevista. Inclusive, a entrevista de emprego é um desafio tanto para profissionais que estão aplicando para a vaga quanto para recrutadores que precisam entender como fazer as perguntas certas. Por isso, a seguir vamos indicar o passo a passo completo para fazer uma entrevista de emprego eficiente. 

 

A companhe! 

 

Primeiros passos 

 

Se você em algum momento já se preparou para uma entrevista sabe muito bem o que é a sensação de estar totalmente preparado para esse momento e, ainda assim, sentir o nervosismo para aplicar para a vaga. Do outro lado, no processo de seleção, da mesma forma acontece a preparação. Contudo, ela precisa ser feita de forma extremamente eficiente, sendo necessário a sabedoria e experiência técnica do profissional para esse momento. 

 

Por isso, para se preparar antes de receber o candidato você precisa como recrutador entender os fundamentos daquela vaga e conhecer profundamente a empresa e quais as expectativas para esse novo profissional. Além disso, é importantíssimo ter cravado na sua mente a cultura empresarial da vaga que esse candidato está aplicando, pois isso serve de norte para entender se o candidato se encaixa nesse perfil. 

 

E, claro, se prepare também com perguntas prévias das informações que você precisa saber para preencher aquela vaga. 

 

Conecte-se

 

Crie um ambiente de conexão e empatia com o candidato para que a entrevista flua com leveza. Isso ajuda a mediar a participação do candidato e a sua durante a entrevista. Crie um ambiente confortável e empático com esse candidato, criando um ambiente confortável para fazer e responder as perguntas da entrevista. 

 

Além disso, recrutadores devem manter uma abordagem direta e concreta, permitindo que os candidatos compartilhem exemplos concretos de suas realizações e desafios superados. É crucial ouvir atentamente as respostas dos candidatos e fazer perguntas de acompanhamento para obter esclarecimentos adicionais, quando necessário.

 

Equilibre a técnica e empatia

 

Sabemos que, ser um recrutador técnico é fundamental para avaliar as habilidades e competências dos candidatos de maneira objetiva e precisa. Contudo, ter empatia e respeito pelo candidato é igualmente importante, porque isso contribui para uma experiência de recrutamento mais humana e positiva para ambas as partes envolvidas.

 

Ao demonstrar empatia, o recrutador reconhece e compreende as emoções e perspectivas do candidato. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade associados ao processo de entrevista, permitindo que o candidato se sinta mais confortável e confiante para compartilhar informações sobre si mesmo.

 

Ter empatia também pode ajudar o recrutador a tomar decisões mais informadas e justas durante o processo de seleção. Ao entender melhor as circunstâncias individuais dos candidatos, o recrutador pode avaliar melhor sua adequação à cultura e às necessidades da empresa.

 

Conclusão

 

Pode parecer, mas não existe fórmula para uma entrevista de sucesso. Nesses casos, a experiência e habilidade do recrutador nessa área são os pilares fundamentais para que a experiência seja agradável. 

 

Por outro lado, se essa experiência e apoio especializado for o que sua empresa precisa no momento, busque apoio de profissionais que entendam do assunto. A plataforma da ContrataCerto é uma solução para simplificar e otimizar seu processo de seleção sem perder a eficiência do processo. 

 

Se você está em busca de uma plataforma de recrutamento que valorize esses princípios e facilite o encontro dos talentos ideais para sua equipe, conheça a ContrataCerto hoje mesmo e simplifique sua contratação.

Matérias similares
Faça a sua contratação certa!